Com o objetivo de ajudar as instituições carentes do município, o Balé Municipal de Barbacena fará exibição no dia 6 de dezembro, às 20 horas, no Ginásio Célia Mazzoni. Ao todo, serão apresentados onze trabalhos.  O carro chefe da noite é a coreografia ‘Apontamentos’, balé contemporâneo profissional que retrata o amor através da água.

O grupo é composto por 22 bailarinos, com idade entre 10 e 25 anos. Durante o evento, os artistas apresentarão trabalhos coreográficos de altíssimo nível técnico, alguns premiados no lll Festival Nacional de Dança, em Três Rios. As coreografias são assinadas pelo professor e coreógrafo João Carvalho.

Para assistir o espetáculo, é preciso trocar o convite por material escolar, brinquedo ou alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos, durante toda a semana, no Cefec, na Praça da Estação, ou no local da apresentação, no dia do evento. A arrecadação será destinada à Iniciativa Social ‘Ser Mulher’ e, posteriormente, doados a instituições carentes do município.

O evento é uma realização do Balé Municipal de Barbacena, Cefec, Agir, SIGA e Iniciativa Social Ser Mulher, coordenada pela Primeira Dama do município Paula Andrada, com o apoio de diversos parceiros.

O Grupo

O balé municipal de Barbacena foi criado em outubro de 2010 pelo professor, coreógrafo e diretor do grupo, João Carvalho. Passados três anos de sua fundação, o grupo conquistou cinquenta e quatro premiações, entre elas as de melhor grupo, grupo revelação e maior nota, figurando sempre entre os três primeiros colocados das apresentações.

O Balé Municipal participou de sete festivais:

2010 – Vl UNIDANCE – Festival Nacional de Danças de Divinópolis

2010 – l Festival de Dança da Cidade das Rosas

2011 – Vl Festival Nacional de Danças de Curvelo

2011 – Vll Festival Nacional de Danças Divino Passo em Belo Horizonte

2011 – ll Festival de Danças do Piranga em Ponte Nova

2012 – Vll UNIDANCE – Festival Nacional de Danças de Divinópolis

2013 – lll Festival Nacional de Danças de Três Rios

Em sua última competição, o Balé Municipal de Barbacena, além de conquistar o primeiro lugar, com a coreografia a Lenda de Java Moderno, o grupo conquistou o segundo lugar como melhor grupo de todo o festival, e mais dois prêmios: segundo lugar solo feminino juvenil e segundo lugar solo feminino infantil.