Está tudo pronto para o ‘Jogos Jurídicos Mineiros’. A partir desta quinta-feira, 14 de novembro, Barbacena recebe o evento, que promete agitar a cidade durante quatro dias. A expectativa é de que cerca de 2.500 estudantes compareçam ao encontro, para disputar as mais variadas modalidades esportivas, como tênis, natação, atletismo, futsal, futebol, judô, futvolei, dentre outros.

Desde o início do ano, Barbacena participa da seletiva para sediar o evento. O Secretário de Coordenação Política, Antônio Carlos Suppes Andrada, foi quem articulou a escolha da cidade. “Participei de competições dos Jogos Jurídicos ainda quando estudante e percebia que o evento colocava as cidades-sedes em evidência, movimentando o turismo e a economia local. Dessa forma, me empenhei em trazer o evento à Barbacena, já que a atual administração está amplamente mobilizada em desenvolver o município”, pontuou o Secretário.

Além de fomentar a economia o evento faz com que a cidade ganhe visibilidade e torne-se atrativo em toda Minas Gerais. “Sobretudo, o ‘Jogos Jurídicos Mineiros’ entra como portfólio, para que o município consiga captar outros eventos desse porte em um futuro próximo. Sediar a competição é uma oportunidade para que pessoas de diversas regiões do Estado conheçam Barbacena”, finalizou Antônio Carlos Suppes Andrada.

As secretarias de Educação e de Obras e a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) também estão envolvidas e apoiaram a realização do evento. Até a fase final de organização, os representantes de cada setor se reuniram, periodicamente, para que fossem alinhados os preparativos, tais como logística, infraestrutura, operação e hospedagem. Os ginásios esportivos Delmo Maria e Célia Mazoni foram totalmente adaptados e reformados para receberem as competições, um legado de melhoria que o ‘Jogos Jurídicos Mineiros’ deixa para Barbacena.

Um dos responsáveis pela organização do evento, Eduardo Reuter, explicou que “o principal objetivo da competição é desenvolver a prática esportiva”. Em sua sétima edição, os jogos envolvem estudantes de diversas faculdades e universidades de Direito de renome nacional. As disputas acontecerão em 21 modalidades do esporte.

Em Barbacena, serão utilizados os seguintes espaços: Complexo Esportivo do Instituto Federal, Ginásio Municipal Delmo Maria, Ginásio Municipal Célia Mazzoni, Colégio Imaculada Conceição e Academia de Tênis de Barbacena. Segundo Eduardo Reuter, o apoio da Prefeitura Municipal fez toda a diferença. “Sem dúvidas, foi uma das melhores parcerias que fizemos. A Prefeitura e a Diretoria de Fomento Econômico da AGIR perceberam o impacto positivo do evento e nos apoiaram em tudo. Recebemos um atendimento e cuidado que não é comum”, finalizou o organizador.

A expectativa é de que o público do evento movimente a cidade e o comércio local, uma estimativa de giro econômico de cerca de R$2 milhões nos setores hoteleiro, alimentício e de serviços. Além dos jogos, o evento também conta com festas e atrações musicais. No dia 14, festa a fantasia com Homem de Lata. Na sexta-feira (15), MC Leozinho e Dennis DJ. A noite do sábado será embalada pelo pagode do Só Entusiasmo e o ritmo do sertanejo universitário de Du Monteiro.

Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR, destacou que a cidade, há tempos não recebia um evento com este impacto. “Inovação é a cara da nova gestão. Barbacena recebe pela primeira vez o ‘Jogos Jurídicos Mineiros’, uma iniciativa do Prefeito Toninho Andrada e do Secretário de Coordenação Política, que articularam essa conquista. Isso só demonstra a preocupação da administração em atrair olhares para a cidade e fazer com que ela se consolide como destaque no cenário mineiro e se transforme em polo turístico da região”, afirmou Felipe.

O ‘Jogos Jurídicos Mineiros’ é uma promoção da Liga Jurídica Mineira. Cada faculdade e/ou universidade possui uma Associação Atlética Acadêmica, que juntas formam a Liga. A partir disso, uma comissão é eleita e, através de parcerias com as prefeituras, o evento é organizado.
jm