Com o objetivo de valorizar os autores locais e estimular os leitores a conhecerem um pouco mais da cidade, a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Biblioteca Pública Municipal Honório Armond, desenvolveu o Projeto ‘Barbacena – Livros & Autores’. A iniciativa pretende criar uma espécie de banco de dados dos autores barbacenenses e uma estante, dentro da biblioteca, reservada às obras destes intelectuais.

Segundo a Chefe da Biblioteca, Simone Paulucci, a ideia surgiu da necessidade que a comunidade têm de possuir um suporte acadêmico baseado na documentação impressa e digital. “Queremos resgatar e preservar a produção literária de Barbacena, em seus mais variados aspectos, e disponibilizá-la para a população”, explicou Simone.

Para implantar o Projeto, estão sendo enviados correspondências e e-mails para escritores e intelectuais barbacenenses, solicitando a doação de dois exemplares dos livros por eles publicados. A intenção é que um exemplar integre o acervo e outro seja disponibilizado para empréstimo, nos moldes regulares da Biblioteca Pública Municipal.

“Espera-se com este Projeto possibilitar aos interessados nos assuntos pertinentes ao livro, um conjunto de bens materiais, que sirvam para marcar nossa identidade social e nosso tempo como base para se preparar as gerações futuras”, finalizou Simone. ‘Barbacena – Livros & Autores’ conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), da Academia Barbacenense de Letras e da Casa de Itália.

Toda a população está convidada a conhecer as dependências da Biblioteca, que fica à rua General Câmara, 11, no centro da cidade. Aos autores locais, fica o pedido de doação de suas obras, para compor o acervo e integrar o Projeto.

Atualmente, a Biblioteca Pública Municipal Honório Armond atende cerca de 1.300 pessoas por mês, nos serviços de pesquisa, empréstimo de livros, leitura de periódicos e estudos autônomos. O horário de funcionamento é de 8h às 17h30, sem intervalo para o almoço. No período de férias, a Biblioteca tem um horário diferenciado, de 8h às 13h. Para outras informações, ligue: (32) 3339-2072.